quarta-feira, 26 de junho de 2013

GRITOS DE GUERRA NA ESCOLA WELD MAIA

       MANIFESTAÇÃO
As manifestações ganham espaço nas salas de aula. A discussão desse tema foi incentivado na aula de hoje. Os alunos são crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Fizemos um debate no qual as crianças tiveram oportunidades de relatar o que ouviram durante a semana. Perceberam os rumores a respeito de protestos. Ficaram empolgados e também fizeram suas reivindicações assim, programamos uma manifestação na escola.


Tentar entender e transmitir o significado dessas manifestações, tornou-se uma tarefa surpreendente, pois, as crianças trouxeram muitas informações. Durante a produção de seus cartazes tiveram as caras pintadas. Foram informados que os índios se pintam, de acordo com cada ocasião a ser comemorada ou rituais religiosos (Cultura indígena). Cada criança escolheu  sua cor preferida dentro do tema trabalhado. Treinamos alguns gritos de guerra e fomos fazer a manifestação.


Este movimento social dentro da sala de aula teve uma grande participação das crianças. Elas decidiram trazer novas reivindicações para a próxima aula. O tema que mais se destacou entre elas foi a VIOLÊNCIA.
Alguns dos gritos de guerra;
VIOLÊNCIA, NÃO...
VEM, PRA ESCOLA, VEM...
BRASIL, VAMOS ACORDAR, O ALUNO VALE MAIS DO QUE O NEYMAR.
OBRIGADO POR CUIDAR DO MEU FUTURO.

Professora; Andrea

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PROJETO "CRESCENDO COM PINÓQUIO"

2ª PARTE

Gepeto queria que Pinóquio se tornasse um menino educado e colocou-o na escola.
Para que Pinóquio não se perdesse, construímos um mapa para o menino.

Pinóquio fugiu da escola e foi para o teatro de Fantoches. Gepeto ficou muito preocupado com o sumiço do menino. As crianças sugeriram que Gepeto fizesse um anúncio de jornal. 

Os alunos da Escola Municipal Weld de Souza Maia transformaram o anúncio do jornal impresso em telejornal. Todos jornalistas tiveram oportunidade de divulgar a notícia. (Foi sensacional à apresentação deles)

Para a  aula de artes foi proposto a montagem do boneco Pinóquio e interpretação do personagem. Todas as crianças participaram ativamente. 

O projeto continua. Estamos trabalhando em prol ao aprendizado, formando cidadãos questionadores, criativos e principalmente que desenvolva o gosto pela leitura.

AVALIAÇÃO.
Os alunos foram avaliados durante todo o projeto, quanto a participação individual e coletiva nas atividades propostas. A oralidade, o comprometimento, os questionamentos também foram avaliados. O conteúdo transmitido atendeu o objetivo proposto sendo esse à assimilação de valores éticos e morais.
Professora Andrea Alves.