ESCOLA ESTADUAL JOÃO PAULO I
Rua três, Bairro Regina, Belo Horizonte, MG (O Céu foi feito para brilharmos)
No dia 20 de Novembro a Escola Estadual João Paulo I abriu as comemorações da Semana da Consciência negra, esse dia é dedicado a reflexão sobre o negro no Brasil, 20 de novembro foi escolhido por coincidir com a data da morte de Zumbi dos Palmares, esse nasceu no Estado de Alagoas e se tornou líder do Quilombo dos Palmares, local onde os escravos refugiados se escondiam e lutavam de forma organizada por liberdade.
Os alunos do Ensino Medio montaram stand referentes ao tema.
Alguns alunos investigarão sobre as danças regionais brasileiras, que foram influenciadas pela cultura negra. Outros pesquisaram sobre as comidas. Que delícia! O 2º ano trouxe plantas de origem a
fricanas que são utilizadas pela medicina e as frutas de origem africana.
Existem muitos artistas negros que foram incluídos
na apresentação.Vários alunos trouxeram o repertórios de samba, tocaram, dançaram e cantaram ao som de músicas originadas da cultura negra.
Parabéns aos professores e alunos que investiram nesta exposição de forma criativa e investigatória.
Sabendo-se que a sociedade deve muito aos negros, será muito difícil reparar os danos causados a estes. O tema é polêmico quanto a cota nas Faculdades, nos concursos e outros, porém e é fato esta dívida que a sociedade tem para com os negros. Andrea.