Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental.
Disciplina Portugês
Conteúdo: Linguagem Oral e Escrita
Tema: Gênero textual
Tempo: 4 aulas
Tempo: 4 aulas
Objetivo:
Reconhecer elementos que caracterizam os gêneros; receita, bilhete e carta.
Reconhecer elementos que caracterizam os gêneros; receita, bilhete e carta.
Conhecer e produzir os gêneros estudados bem como a função social deles.
Material:
Farinha de trigo, ovos, leite, manteiga, fermento.
Quadro negro.
Papel de carta, envelope, toca, TNT branco.
Conhecimento Prévio:
Os alunos serão desafiados á identificar os ingredientes que serão usados na receita .
Desenvolvimento
Os alunos serão desafiados á identificar os ingredientes que serão usados na receita .
Desenvolvimento
Conversar com seus alunos sobre o gênero textual “Receita, bilhete e carta”.
Pedir aos alunos que tragam uma receita de casa.
Escutar os relatos das receitas, em seguida, escolher e anotar a receita escolhida. Todos os alunos devem participar na preparação da receita.
Ao final todos degustarão da receita.
Pedir aos alunos que tragam uma receita de casa.
Escutar os relatos das receitas, em seguida, escolher e anotar a receita escolhida. Todos os alunos devem participar na preparação da receita.
Ao final todos degustarão da receita.
Análise e Desenvolvimento Metodológico:
Os alunos fizeram um avental e foram orientados a lavarem as mãos.
Após selecionar uma receita, essa foi escrita no quadro e todos alunos colocaram a mão na massa.
Ao colocarmos o bolo para assar enviamos um bilhete a cantineira, pois, o bolo precisava ser dividido em 22 pedaços.
Depois da degustação enviamos uma carta á direção da escola.
Após selecionar uma receita, essa foi escrita no quadro e todos alunos colocaram a mão na massa.
Ao colocarmos o bolo para assar enviamos um bilhete a cantineira, pois, o bolo precisava ser dividido em 22 pedaços.
Depois da degustação enviamos uma carta á direção da escola.
Avaliação:
A aula expositiva foi um momento de consolidar o aprendizado. A participação dos alunos foi motivadora, esses informaram que iam fazer a receita em casa, pois, a mesma estava registrada no caderno. QUE DELÍCIA!
A aula expositiva foi um momento de consolidar o aprendizado. A participação dos alunos foi motivadora, esses informaram que iam fazer a receita em casa, pois, a mesma estava registrada no caderno. QUE DELÍCIA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário