sábado, 28 de fevereiro de 2009

CRIANCAS

"











Todas as crianças tem o direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação."(Leonel Brizola)
Comentário: Devemos investir na criança, pois ela é sem dúvida o nosso
futuro, se a dermos educação teremos paz, se a dermos amor teremos adultos sensíveis as necessidades humanas em consequência uma política voltada ao interesse do povo.
"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar". (Monteiro Lobato).


"Crianças é vinho contam a verdade".(Schottus).

"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança." (Victor Hugo).
De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que a criança?".(Ernest Hemingwai).
Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz." (Katherine Mansfield).
COMENTÁRIO; A criança. Muitos autores, filósofos, igrejas, cantores, tentaram exprimir seus sentimentos atravéz de versos, músicas, filosofias, frases enfim... O conjunto destas obras definem o que é ser criança não apenas no aspecto físico e intelectual, mas principalmente na alma e coração. Quem não gostaria de voltar a ser criança sentir o calor da mãe, a proteção do pai? Não têm sentimento de ternura, amor e respeito como estes. Andrea Nascimento...
()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*()()*

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

EVOLUÇÃO DA INTERNET


Não se pode dizer que a internet seja exatamente um meio de comunicação de massa, definição pela qual nos refirimos à mídia. A internet não massifica, muito menos inibe a interatividade. Por um lado, ponto para ela, mas não podemos colocá-la como um avanço em relação aos veículos de comunicação massivos (rádio, televisão), nem mesmo podemos discutir a INTERNET a partir dos mesmos parâmetros que serviam para os meios de comunicação de massa convencionais, pois falamos aqui sobre um veículo de outra natureza.
Nunca a mídia abordou tanto um assunto. A internet tomou um vulto internacional, popular e comercial. Dessa forma, mesmo não tendo computador, nem conhecendo exatamente o que é, nem como usar, a maioria das pessoas já ouviu falar em internet.

COMENTÁRIO:Discordo que não podemos colocar a internet como um avanço em relação aos veículos de comunicação. Hoje a massa têm ascessibilidade a internet, ora crianças em escolas públicas, no interior das capitáis, os adultos e idosos se deleitam diante de uma máquina que lhe coloca em contato com o mundo. Quanto a mídia não é o assunto da atualidade. Diante desta crise seu alvo é a política econômica e social do momento. Andrea nascimento


********************************************************************

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CALOURADA FACULDADE HELENA ANTIPOFF

COMENTÁRIO; No dia 14 de Fevereiro de 2009, para dar as boas vindas aos novos Universitários a Fundação Helena Antipoff, foi palco de uma grande festas.

A animação foi total principalmente a turma de Letras 2º e 3º período, a turma de educação física, matemática e pedagogia também participaram.

A presença animada da Tereza, que nos sugeriu o tema Carnaval foi emocionante. A aluna e artista "Morgana Valente" trouxe várias obras de sua autoria.

Quero agradecer a participação de todos, dar as boas vindas aos novos Universitários e lamento que as obras cedidas para o evento tenham desaparecido....

Comentário; Andrea Nascimento
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

INTERTEXTUALIDADE


Há de ser fácil compreender que o discurso emitido por cada um de nós, apesar de certos traços particulares, contém falas, concepções e postura dos outros. Por trás de nossa voz estão não só as vozes de nossos contemporâneos, mas também a voz da humanidade de milênios cujo ecos chegaram até nós.
Seremos então capazes de dizer algo realmente novo?
Se nossa individualidade é relativa, impregnada de tantas outras falas. Não poderemos esperar que haja textos absolutamente originais, isolados de outros contexto sócio-político-cultural. A relação existente entre textos diversos, da mesma natureza ou de naturezas diferentes e entre o texto e o contexto é que se chama intertextualidade. ( Nancy Maria Mendes) .
COMENTÁRIO; Todas as vezes em que eu via cópias ou fragmentos de outros textos, pensava; Como este autor tem coragem de copiar? Hoje percebo que esta intertextualidade é uma obra de arte, ora paródia ora pragmática. Passei a vê-las de forma diferente até mesmo admirá-las. Andrea.
wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Desenvolvimento e integração

O envolvimento e a participação dos pais trouxeram
transformações na assistência à criança hospitalizada,
surgindo a necessidade de um melhor preparo da enfermagem para uma atuação conjunta com os pais nas enfermarias.
A literatura recente em enfermagem pediátrica vem divulgando pesquisas e experiências objetivando uma maior eficácia e satisfação no cuidado à criança com a participação da família. A compreensão das relações de poder que se estabelecem entre pais e profissionais também tem sido objeto de investigação.( livro de Philip Darbyshire 2005)
Comentário; A integração da família, seja na escola, nos hospitais em qualquer lugar, onde a criança necessite de orientação, acompanhamento. Percebemos e já foi comprovado que o carinho, o afeto, o amor são remédios afetivos e os outros são medicamentos manipulados nem sempre eficazes. Estas crianças que estão sendo acompanhas por seus familiares tiveram um alto desempenho. No entanto os profissionais da área devem ser sim, preparados e principalmente sensibilizados desta necessidade. Andrea.
************************************************************************************

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Modalidades de educação

Educação, compreende os processos formativos que ocorre no meio
social, nos quais os indivíduos estão envolvidos. A educação informal
(educação não intencional) atua efetivamente no sujeito de forma
dispersa. A educação formal (educação intencional), ocorre em
instituições específicas com as escolas, constituindo atos conscientes,
planejada e deliberada( Libâneo 2002).

Comentário; educação intencional ou não intencional só ocorre quando houver aprendizado. Ontem 18/02 discutimos em sala de aula a necessidade do professor identificar o limite de cada aprendiz, penso ser difícil pois cada indivíduo vem com seus costumes e valores, porém é nescessário para que a escola não se torne um formador de desigualdades sociais. Andrea.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Educacao

Os significados do termo educação recorrendo a sua origem
etimológica, a algumas definições clássicas e á crítica dessas
finições com base na concepção histórico -social. Formula
uma definição de educação nessa perspectiva para, em seguida,
abordar as modalidades de educação (informal, não formal,formal),
fazendo conjecturas sobre as formas de inclusão destas modalidades
num sistema articulado e integrado. Finaliza com o entendimento de que a prática educativa é o objeto peculiar de estudo da ciência pedagógica, que dá unidade aos aportes das demais ciências da educação.

comentário Educação é um campo amplo e complexo, já que o foco principal é o conhecimento, o que ensina e o que aprende.Deve-se levar em consideração que o ser humano é único e deve sertratado com tal, por isto a necessidade de que seja elaborado métodos que os atendam.
Andrea.wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww