segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Educacao

Os significados do termo educação recorrendo a sua origem
etimológica, a algumas definições clássicas e á crítica dessas
finições com base na concepção histórico -social. Formula
uma definição de educação nessa perspectiva para, em seguida,
abordar as modalidades de educação (informal, não formal,formal),
fazendo conjecturas sobre as formas de inclusão destas modalidades
num sistema articulado e integrado. Finaliza com o entendimento de que a prática educativa é o objeto peculiar de estudo da ciência pedagógica, que dá unidade aos aportes das demais ciências da educação.

comentário Educação é um campo amplo e complexo, já que o foco principal é o conhecimento, o que ensina e o que aprende.Deve-se levar em consideração que o ser humano é único e deve sertratado com tal, por isto a necessidade de que seja elaborado métodos que os atendam.
Andrea.wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

2 comentários:

  1. concordo, a pratica pedagogica aplicada de maneira correta, aumenta a capacidade de aprendizado, além de dar suporte aos profissionais de ensino fazendo com que eduquem e sejam entendidos de maneira correta.

    ResponderExcluir
  2. Educação é realmente um campo amplo e complexo, sua complexidade relaciona-se à própria definião de Educação. Não há uma forma única de educação, nem um único modelo de educação. A idéia de educação de cada povo depende de sua realidade concreta e de seus valores.Entenda-se valor como preferência por algo. Se partirmos de valores diferentes, os objetivos da educação também serão diferentes. O homem não é um ser passivo e reage, frente a determinada situação, de acordo com sua escala de valores.A clientela alvo será a determinante para a seleção prioritária dos valores que se vai estabelecer. Os objetivos prioritários da Educação Brasileira de acordo com o homem brasileiro são: "Educação para subsistência", "Educação para libertação", "Educação para Comunicação", "Educação para Transformação"". A saber: A primeira objetiva educar o homem para que ele aprenda a tirar da situação adversa os meios de sobreviver; a segunda: é aquela em que o homem saiba escolher e ampliar suas possibilidades de ação; a terceira visa ao homem adquirir os instrumentos aptos para a comunicação e a íltima educa o homem para que ele consiga transformar a sociedade, fazendo com que direitos e deveres sejam sempre obdecidos com igualdade. Estes objetivos só serão alcançados com uma mudança sensível do panorama nacional atual.Ainda a educação se processa de dois modos: educação sistemática( a qual aprendemos que se realiza na escola...), a educação assistemática( que acontece na família, na igreja, nos clubes, sindicatos, associações, meios de comunicação de massa, etc... qual seja, não se pode confundir educaç´~ao com escolarização,pois a escola não é o único lugar onde se processa a educação.Só será possível se fazer uma mudança profunda na escola, quando se fizer uma mudança social também profunda.

    ResponderExcluir