sábado, 17 de outubro de 2009

SAFO DA ILHA DE LESBOS


Após um trabalho da disciplina de Greco Latina, ministrado pela prof. Tereza da Fundação Helena Antipoff. Resolví postar informações, poemas e frases de Safo, primeira poetiza grega, que descrevia seus sentimentos mais íntimos, com tamanha sensibilidade que superou sua época. Suas obras foram queimadas em Roma devido ao contexto erótico.

Alguns fragmentos foram encontrados.A uma mulher amada
Tradução de Joaquim Fontes (fragmentos de um poema de Safo).
Ditosa que ao teu lado só por ti suspiro! Quem goza o prazer de te escutar, quem vê, às vezes, teu doce sorriso. Nem os deuses felizes o podem igualar.
Sinto um fogo sutil correr de veia em veia por minha carne, ó suave bem querida, e no transporte doce que a minha alma enleia eu sinto asperamente a voz emudecida.
Uma nuvem confusa me enevoa o olhar. Não ouço mais. Eu caio num langor supremo; E pálida e perdida e febril e sem ar, um frêmito me abala... eu quase morro... eu tremo

Análise do poema.
Neste poema Safo, descreve seus sentimentos mais íntimos como em outros. Dedicado a Átis uma aluna por quem Safo se apaixona. Descreve sua felicidade ao lado daquela que seu doce sorriso nenhum deus se igualaria pois é mais que divino, na citação; Nem os deuses felizes o podem igualar. Em toda segunda estrofe descreve o desejo como um fogo em seu corpo sentimento que a arrebata no terceiro verso; e no transporte doce que a minha alma enleia, e no terceiro verso descreve as sensações e o gozo em todo verso, novamente é arrebatada no segundo verso; Não ouço mais. Eu caio num langor supremo; no último verso é a satisfação do prazer que atinge o clímax; um frêmito me abala... eu quase morro... eu tremo. Mais uma vez Safo supera a época colocando em seus poemas sentimentos nunca descrito antes, principalmente por uma mulher. O poema é elegíaco de amor.
Frases atribuídas a Safo
Se a morte fosse um bem, os deuses não seriam imortais. Safo
Perante a cólera nada é mais conveniente do que o silêncio.Safo
O homem belo só o é quando o contemplam,
mas o homem sábio é belo mesmo quando ninguém o vê.Safo
Perante a cólera nada é mais conveniente do que o silêncio.Safo
Escolhí a poeta Safo por conseguir expressar sua arte, em tempos conturbados. Safo possuia uma escola para moças, onde lecionaria a poesia, dança e música - considerada a primeira "escola de aperfeiçoamento" da História. Ali as discípulas eram chamadas amigas e não alunas... E a mestra Safo, apaixona-se por suas amigas, todas... dentre elas, aquela que viria a tornar-se sua maior amante, Atis a favorita, que descrevia sua mestra como vestida em ouro e púrpura, coroada de flores. Mas Atis apaixona-se por um moço e, com ciúmes, Safo dedica-lhe os versos:






2 comentários:

  1. Parabéns Andrea, suas postagens, estão sendo de grande utilidade para meus trabalhos academicos. Continue assim. Fatima

    ResponderExcluir
  2. Deia, eu não tenho nem palavras pra dizer o quanto me orgulho de você, pela sua dedicação de mãe, filha,irmã e tia.
    Me orgulho em dizer a todo mundo que você é um exemplo de pessoa, inteligente,esforçada,
    batalhadora e mto mais.
    E nós sabemos o quanto era importante este seu sonho em estar cursando uma faculdade, e nos alegramos a cada dia com esta sua conquista.
    PARABÉNS MINHA IRMÃ QUERIDA, CONTINUE BRILHANDO.
    PS: O SEU BLOOGER ESTÁ LINDOOO...

    ResponderExcluir